Padre Cícero: Processo de Exumação de Restos Mortais Previsto para 2024

0

A exumação dos restos mortais do venerado Padre Cícero está prevista para 2024, como parte do processo de beatificação. Juazeiro do Norte se prepara para este momento histórico.

Um dos mais venerados líderes religiosos do nordeste brasileiro, Padre Cícero Romão Batista, pode ter seus restos mortais exumados em breve. Esse passo é crucial para o processo de beatificação, que reconhece uma pessoa como abençoada e é um passo anterior à canonização.

Milhares de Visitantes em Juazeiro do Norte

Até o Dia de Finados, Juazeiro do Norte espera receber cerca de meio milhão de visitantes. Muitos virão com o objetivo específico de visitar o túmulo de Padre Cícero, localizado no altar da capela do Socorro, um local considerado sagrado por muitos fiéis.

Marco Histórico de Devoção

O ano de 2024 será significativo na história de devoção ao Padre Cícero, marcando 180 anos desde o seu nascimento e 90 anos de sua morte. E é neste ano que a exumação de seus restos mortais é esperada.

Procedimento de Beatificação

O padre Wesley Barros, vice-postulador da causa da beatificação de Padre Cícero, mencionou que a exumação faz parte do processo canônico. “A abertura do túmulo para o reconhecimento dos restos mortais acontecerá durante uma das fases do processo, seja ela diocesana ou romana,” explicou.

Referência à Beata Benigna

A beatificação é um processo complexo e detalhado. A beata Benigna Cardoso da Silva, nascida em Santana do Cariri e primeira cearense a ser reconhecida como beata pelo Vaticano, passou por um processo similar. Seus restos mortais foram cuidadosamente exumados, tratados e preservados, criando as chamadas “relíquias de primeiro grau”. As relíquias de Benigna, incluindo um fragmento de osso, são mantidas na Matriz de Senhora Sant’Ana.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.