O AVC no Ceará: Uma Ameaça Silenciosa que Precisa de Prevenção

0

O AVC surge como a 3ª maior causa de morte no Ceará em 2023. Conheça os sintomas, fatores de risco e a importância da prevenção.

AVC: Um Silencioso Assassino

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), muitas vezes conhecido pelo termo “derrame”, se apresenta como uma ameaça súbita e silenciosa. Uma pessoa pode estar tranquilamente assistindo televisão quando, de repente, percebe a perda de movimento em uma parte do corpo.

As Estatísticas Alarmantes de 2023

No Dia Mundial do AVC, celebrado em 29 de outubro, é importante ressaltar que essa condição é a terceira principal causa de mortes no Ceará em 2023. Até setembro deste ano, 1.015 óbitos por AVC foram contabilizados, superados apenas pelos registros de infartos (2.640) e de pneumonias fatais (2.374).

Entendendo as Causas do AVC

As principais causas do AVC se ligam diretamente aos fatores de risco. O Dr. Fabrício Lima, neurologista e líder da unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), ressalta que 90% dos casos poderiam ser evitados se esses fatores fossem controlados.

Fatores de Risco Prevalentes

Dentre os fatores de risco mais comuns, destacam-se: hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, arritmias cardíacas, tabagismo, consumo excessivo de álcool, má alimentação, sedentarismo e estresse.

Reconhecendo os Sinais do AVC

Quando o AVC se manifesta, seus sintomas são geralmente claros. O Dr. Fabrício Lima, do HGF, sugere a “escala Samu” como um guia para identificar rapidamente um possível AVC.

A Prevenção é a Chave

Especialistas são categóricos ao afirmar que a melhor maneira de combater o AVC é através da prevenção. Adotar uma dieta equilibrada, evitar alimentos industrializados e açucarados, e incorporar uma rotina de exercícios físicos são algumas das recomendações.

O Cenário no Ceará

Pesquisas recentes revelam que 41,3% da população cearense não pratica atividade física suficiente. No entanto, há um vislumbre de esperança, pois houve um leve aumento na porcentagem de fortalezenses que se exercitam regularmente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.